Manutenção
O que você precisa saber!
Realizar a manutenção do ar-condicionado é essencial para garantir não só a melhor eficiência energética do aparelho, como também evitar riscos à saúde, estender seu tempo de vida útil e economizar dinheiro com reparos imprevistos — que também podem causar a parada completa da unidade.
Um ar-condicionado exige atenção para garantir que está operando em sua máxima eficiência e qualidade. Para que você conheça os três principais tipos de manutenção que seu aparelho pode sofrer, descrevemos elas abaixo, informando os benefícios de cada uma e quando cada deve ocorrer. Acompanhe!
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é indicada, quando o equipamento apresenta falhas ou desgastes deixando de funcionar como o esperado. Esse procedimento é composto por um conjunto de métodos que visam restaurar, corrigir e recuperar a capacidade do ar-condicionado.
O grande problema desse tipo de manutenção é que ele diminui o ciclo de vida do aparelho e que você estará a mercê da sorte, podendo ter um ar-condicionado quebrado durante os períodos em que o sistema é mais utilizado.
É por isso que o ideal é que a manutenção corretiva só aconteça em raras ocasiões. Mas como conseguir isso? Investindo nas manutenções preventivas e preditivas do equipamento.